quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FLICTS 40

Em 2009 comemoramos quatro décadas de aniversário de um dos mais importantes livros da literatura infantojuvenil brasileira: FLICTS, de Ziraldo.

Lançado em agosto de 1969, Flicts foi pioneiro, não só no Brasil, em linguagem gráfica e em sua temática, agradando em cheio as crianças e os adultos também. Sua publicação foi amplamente comentada em diversos jornais e revistas, e suas manhãs, tardes e noites de autógrafo eram muito concorridas.

Para celebrarmos os 40 anos desse livro único, eu e minha amiga Rose Araujo idealizamos, pesquisamos, organizamos, escrevemos e fizemos o design gráfico para o projeto editorial FLICTS - Edição Comemorativa, ou como carinhosamente chamamos, simplesmente FLICTS40.
O livro, publicado pela Editora Melhoramentos, apresenta a história de Flicts em sua íntegra. O que isso quer dizer? Significa que desde o ano de 1970, o livro não era publicado conforme sua edição original, com 80 páginas e todas as cores, formas, espaços e texto criados por Ziraldo. Apenas em 1989, em virtude das comemorações dos 20 anos da publicação, a Melhoramentos fez uma edição especial de apenas 2 mil exemplares, em capa dura, com miolo impresso em papel cuchê.
Além de apresentar Flicts em magnitude, esta edição comemorativa traz mais 24 páginas intituladas FLICTS 40 — Uma história (de uma cor) e tanto!". Nesse "capítulo especial" é contada a história (amplamente ilustrada) do nascimento do livro, sua trajetória editorial (no Brasil e no mundo) e o universo de transposições do personagem para as mais diversas linguagens e mídias (teatro, tv, cinema de animação, quadrinhos, CD-ROM, internet, etc.).
Presentes nessa edição especial, estão também textos de Carlos Drummond de Andrade (íntegra da crônica Flicts: O Coração da Cor, jornal Correio da Manhã - RJ/1969), do amigo e Educador Edison Borba (que traça um perfil histórico-sentimental do país na época do lançamento do livro) e da Educadora e Doutora Vânia Maria Resende (que faz uma análise técnico-literária da obra-prima de Ziraldo.

Além de toda a organização desse projeto, criamos um selo comemorativo que está (e estará) presente na publicação e na divulgação do livro em diversas mídias, como no site da Bienal do Livro 2009.


"Era uma vez uma cor muito rara... que se chamava Flicts...", e ela está fazendo aniversário.

Vamos comemorar!
Abraços.

7 comentários:

Rose Araujo disse...

Parabéns, amigo!rs

:)

Spotless Mind disse...

Parabéns, queridos!
Mais uma vez um projeto brilhante dessa dupla.
E por saber do talento dos dois é que não me sentirei tão surpresa de abrir mais um livro e ver que ficou lindo.

I love you in colors that don't exist.

=)

Beijos!
Tatiana Falcão

melissa disse...

bonitao, hein? :-D

Anônimo disse...

Que notícia maravilhosa!!!!
Nos últimos dois anos estudei profundamente esta maravilhosa obra de Ziraldo em minha dissertação de mestrado e fiquei feliz em observar a importância histórica que foi dada à edição dos 40 anos de FLICTS.

Parabéns para todos!
Claudia Cascarelli - SP

Luis Saguar disse...

Olá Cláudia, uma pena não ter seu e-mail por aqui... e espero que leias este comentário. Você também faz parte da história dos 40 anos de Flicts. Nessa edição citamos o seu trabalho de mestrado! Espero que gostes!

Obrigado pelos elogios quanto à organização desse projeto.

Se puder... entre em contato.

Abraços pra você

Luis Saguar

Musicalizando disse...

Oi Luis, olha fico muito agradecida pela citação do meu trabalho no livro. Foi uma grande surpresa!
Grande abraço para todos!!!

Luis Saguar disse...

Olá!
Fico contente que tenhas gostado da citação ao seu trabalho no Flicts40!
Obrigado pelos elogios!
Abraços pra vocês também!

Luis Saguar